Império do mel (ou uma jornada para ter muitas pessoas no seu funeral) por Nilzo Andrade


Na minha opinião, uma das principais funções de um líder é elevar a auto-estima dos membros da sua equipe.

Como eu aprendi isso? Durante muito tempo, eu fiz exatamente o contrário. Exigia, cobrava e não comemorava os pequenos passos que cada um estava conquistando. Sem perceber, baixava a estima de qualquer um que estivesse perto de mim.

Eu era o verdadeiro desmotivador de pessoas. Um péssimo exemplo. O contrário de um líder. Um mala, na realidade.

O preço foi caro. Minha empresa beirou a falência, e se não fosse a benevolência das pessoas mais próximas em oferecer ajuda financeira, a vaca teria ido para o brejo com corda e tudo.

Um belo dia, ouvi o Gary Vaynerchuk dizer que ele queria construir um honey empire. Que queria ser conhecido não tanto pelo ganho financeiro mas sim por quantas pessoas ele ajudou. O objetivo dele é fazer com que muitas pessoas compareçam ao seu funeral. Bingo! Descobri que eu estava construindo o vinegar empire! E os resultados eram péssimos! Uma vergonha.

Um pouco depois, um grande mentor que tenho, o Prof. DeRose, disse: “Nilzo, o que acontece? Você dá cursos incríveis, as pessoas gostam de você, você é convidado para eventos. Mas no dia-a-dia, as pessoas têm dificuldades de conviver com você. Analise o que está acontecendo. Tenho certeza de que você pode fazer muito melhor.”

Estava claro que a causa das dificuldades era essa pessoa que escreve neste momento.

Na mesma época, minha amiga Erica Fernandes contou-me a história de dois irmãos. A menina, mais velha, convidou seu irmão mais novo para subir um pequeno morro. O menino, inseguro, disse que não conseguiria. A irmã falou para ele: “Vou dar um primeiro passo. Por que você não pisa em cima da minha pegada?”

Ainda inseguro, o menino seguiu a recomendação. A irmã, feliz com a pequena conquista, novamente fez o mesmo pedido carinhoso ao pequeno. Titubeante e com um pensamento negativo, mas incentivado pela irmã, ele prosseguiu.

Depois de um tempo, o pequeno menino estava feliz com a caminhada, seguindo a pegadas da irmã. Mais para a frente, olhou do alto do pequeno morro e expressou para a irmã: “Como é bonita a vista aqui de cima!”

Ela, radiante por ter alcançado o objetivo, contemplou o rosto feliz do irmão, e também curtiu a vista.

Depois dos exemplos do Gary e da Erica, e da conversa com o meu mentor, meu trabalho de desenvolvimento pessoal tem sido o de transformar as relações que tenho como os meus liderados de vinagre para mel. Estou me tornando, a cada pequeno passo, um líder melhor. Tem dado resultado. E muito. As pessoas a minha volta estão mais confiantes, mais seguras dos seus próprios potenciais. Comemoro, internamente, cada bronca que não dou e cada descarga de mal humor que consigo evitar.

Aprender a colocar mel no dia-a-dia foi o mais incrível aprendizado que eu poderia ter em toda a minha vida.

Decidi que quero que muitas pessoas compareçam ao meu funeral. Sinta-se convidado para esse dia que eu espero que demore muito, afinal vaso ruim não quebra.

Meu mantra tem sido a pergunta: “Elevei a auto-estima de alguém hoje?”

Que tal fazer o mesmo?



Siga-nos

DeROSE Method Batel
Sua escola de desenvolvimento emocional e mental. Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.