Construindo um dia-a-dia com mais rendimento por Nilzo Andrade


Por necessidade, sempre fui apaixonado por descobrir maneiras de aumentar o rendimento e a performance no dia-a-dia.

Como a minha jornada de trabalho sempre teve acima de 14h por dia (por escolha), era necessário que eu descobrisse através de estudos, pesquisas e empirismo aquilo que tornaria meu dia mais produtivo e menos estressante.

Nos primórdios da minha carreira, ainda na faculdade de engenharia, minha jornada diária era também era longa. Além dos estudos, tinha um projeto de iniciação científica e fazia parte da empresa Júnior. Era normal eu sair de cassa às 7h e voltar em torno das 22h.

Logo que me formei, participei de um programa de trainee de uma grande empresa de alimentos. Eu e mais 150 engenheiros fomos selecionados para renovar o quadro gerencial da empresa, que estava passando por um processo de mudança de cultura.

Trabalhei com o executivo dessa empresa por 7 anos. No quarto ano, fui promovido para assumir um projeto de U$ 20 milhões. Contratei 12 técnicos e engenheiros e fomos para a Itália para um a jornada de quase 2 meses para transferir a tecnologia de produção dos novos produtos para o Brasil. Isso aos 27 anos.

Uma super responsabilidade!

Qual era a causa dessa ascensão? Eu estava treinado técnicas e conceitos do DeROSE Method, que geravam muito mais clareza mental para a tomada de decisões. Estava aprendendo a suprimir as instabilidades da minha mente e do meu ego. Descobri que eu tinha na mãos um puta diferencial competitivo.

Logo, percebi que tive uma ascensão muito acelerada, acima da média daquele grupo de 150 engenheiros. Foi aí que eu percebi e entendi que queria mudar de profissão, pois tinha encontrado a maneira pela qual eu queria manifestar a minha missão de vida. Descobri qual era o legado que eu gostaria de construir: ajudar as pessoas a melhorarem seus resultados, aumentado suas potencialidade e diminuindo as interferências que os atrapalham.

Fazer com que as pessoas resolvessem essa equação se tornou minha obsessão: resultado = potencialidades - interferências.

Quais são as interferências que impedem o alcance de um objetivo

Uma delas é a interferência das instabilidades da nossa mente. Aliás, essas instabilidades são perfeitamente normais, pois nossa mente alimenta-se delas, assim com nosso corpo físico denso precisa de atividade física para ficar bem e nosso emocional precisa sentir as emoções para estar nutrido.

Detalhando um pouco mais as ondas cerebrais, existem 4 tipos: as ondas beta, que são geradas quando estamos realizando nossas atividades diárias (é o estado de alerta normal); as ondas alpha, típicas de quando estamos mais concentrados; as ondas theta, que acontecem quando estamos ultra-concentrados; e, por fim, as ondas delta, que queremos gerar quando estamos dormindo, e que gerarão um descanso adequado.

Todo ser humano produz esse 4 tipos de ondas, mas pouquíssimas pessoas tem o domínio delas. No poder de escolha e na gestão delas, reside um poderoso diferencial competitivo. É importante saber que existem técnicas para dominar-las com facilidade, tais como a reeducação respiratória e exercícios de foco e concentração.

Em termos de clareza mental, as ondas theta são as que mais deixam nossos pensamentos cristalinos. Nessas ondas, nosso lobo frontal (responsável pelos pensamentos mais sofisticados e elaborados) funciona em máximo desempenho, o que produz pensamentos muito mais claros. O mesmo não acontece quando estamos com nosso cérebro funcionando com ondas alpha e beta.

Essa clareza mental para nós, que treinamos o DeROSE Method, ainda é um estágio de instabilidade da consciência a ser superado, pois desejamos treinar nosso cérebro no nível mais incrível. Esse novo nível proporcionará uma capacidade de aquietar totalmente nossos pensamentos e desencadear a meditação ou, em outras palavras, a intuição linear.

Resumindo, as técnicas do DeROSE Method irão suprimir as interferências (instabilidades) da nossa mente.

Existe um outro tipo de instabilidade que pode ser medida pelo nosso grau de insatisfação. Sim, isso mesmo. Observe as coisas com as quais você está insatisfeito neste exato momento: essas insatisfações são originárias pela interferência do nosso ego.

E esqueça essa balela de que a solução para isso é que o ego deve ser dominado, castrado ou reprimido. O que queremos é um ego bem gerido, como um cavalo puro-sangue que foi domado e agora salta obstáculos e conquistas medalhas. Você jamais conseguiria isso com um pangaré.

As insatisfações (ou interferências deletérias do ego) serão suprimidas com o exercício das boas relações. O emocional bem gerido, o entendimento de que o mundo não vai atender a todas as nossas necessidades egocêntricas e o cultivo da empatia são apenas alguns exemplos de como podemos diminuir as interferências que nos bloqueiam.

Empiricamente, afirmo que as interferências do ego correspondem a mais de 80% das causas que nos impedem de alcançar um objetivo. Se você tiver que priorizar, comece a aprender a gerí-lo melhor e ter como meta fazer com que todas as pessoas gastem de você, principalmente aquelas pessoas que não lhe trarão nenhum benefício momentâneo.

A insatisfação é endêmica, mas pouco produtiva. O ideal é ter autoconhecimento o suficiente para detectá-la e, a partir daí, aplicar o conhecimento desta parábola hindu: se o mundo está coberto de espinhos, é impossível querer cobrí-lo totalmente de couro. É muito mais fácil vestir sapatos e seguir o caminho.

Os hábitos e as instabilidades

As instabilidades da mente e do ego são deflagradas por nossos hábitos. O autoconhecimento e a auto-observação dos nosso hábitos irão gerar o conhecimento de quais hábitos devemos mudar.

O hábito de influenciar positivamente as pessoas a sua volta é um dos mais nobres que você pode desenvolver na vida. Impacto positivo é muito mais valioso que a riqueza monetária.

"Muito perde aquele que nada tem: a oportunidade de dar". DeRose

A oportunidade de oferecer ajuda, apoio emocional, um trabalho e uma afirmação positiva são demonstrações de que o ego está bem gerido, e de que você está retribuindo à sociedade tudo aquilo que conquistou.

Acredito que quanto mais sucesso tivermos, mais poderemos servir outras pessoas.

Mas como são formados os hábitos?

Os hábitos são formados através da repetição, por isso é muito simples formar um novo hábito.

Cerca de entre 96 à 98% das nossas reações são automáticas. Na maior parte do tempo, não estamos conscientes das nossas reações. A causa disso é uma necessidade de economia energética, uma vez que nosso cérebro consome 30% da energia produzida pelo nosso corpo. Quanto mais pensarmos ou raciocinarmos, maior será o consumo energético.

A mudança de um hábito vem da capacidade de mudança desse automatismo.

Um hábito é formado pois estabelecemos rotinas (paradigmas) para gatilhos diversos que acontecem no nosso dia-a-dia. Essas rotinas nos geram recompensas que irão gerar algum tipo de aproximação do prazer ou afastamento da dor. Se quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo a leitura do livro O Poder do Hábito.

As interferências correspondem aos nossos hábitos negativos e as potencialidades correspondem aos nossos hábitos positivos.

De modo a lhe ajudar a ter hábitos que aumentam as potencialidades, coloco abaixo alguns hábitos apontando por Thomas Corley, do livro “Rich habits, Poor habits”:

1. Sempre ter o seus objetivos em mente: parece óbvio, mas muitas pessoas levam a vida sem ter um objetivo definido, sem ter uma meta a ser alcançada. Estima-se que 46% do tempo das pessoas é tempo desfocado, ou seja, se você viver 100 anos significaria que teria desperdiçado 46! Isso é uma vida! Além disso, Henry Ford dizia que “Existem mais pessoas que desistem do que fracassam”. Se ainda não alcançou o que deseja, continue em frente.
2. Saiba o que fazer hoje: a ideia é começar o dia sempre sabendo exatamente o que deve ser feito. Particularmente, sempre programo as 3 principais ações que preciso fazer no dia seguinte na noite anterior. Isso faz com que eu comece o dia muito mais focado e determinado.
3. Evite investir horas vendo TV ou surfando na internet: parece óbvio, mas lembra dos 46% do tempo que é desperdiçado que comentei acima? Se for usar esses recursos, use-os para aprender e evoluir.
4. Ler para aprender e não somente para se divertir: qual livro você está lendo agora? Ele é um livro para a sua diversão ou ele está conectado com as suas metas mais audazes?
5. Use os trajetos para aprender: a ideia é usar o tempo de deslocamento para ouvir podcasts, audio books ou que for necessário para usar esse tempo morto com algo útil.
6. Trabalhe mais do que é preciso: as pessoas mais bem sucedidas trabalham mais de 50h/semana. Ou seja, pouco tempo de trabalho não te levará ao sucesso.
7. As pessoas de sucesso não esperam ficar ricas da noite para o dia: apenas 6% das pessoas que tem sucesso fazem apostas, enquanto 77% das pessoas menos abastadas apostam. Com essa informação, você vai continuar esperando ser contemplado na Megasena?
8. Preocupe-se com a saúde: 57% das pessoas mais abastadas contam as calorias, enquanto que apenas 7% das demais pessoas fazem isso.
9. 62% das pessoas de sucesso usam fio dental diariamente, enquanto que apenas 6% das demais pessoas o usam. Cuidar do sorriso pode ser um detalhe, mas se você cuidar de detalhes, cuidará também de coisas mais importantes.

Agregando ainda mais valor às ideias acima, aqui estão algumas técnicas e conceitos que, se você aplicar, facilitará o alcance do que deseja:

1. Ao despertar, fazer uma meditação: logo que acordamos, nosso raciocino ainda não está a pleno vapor. Fica mais fácil aquietar os pensamentos quando nosso julgamento não está presente.
2. Logo após, aproveite o momento para mentalizar coisas que deseja alcançar, para aproveitar o baixo filtro intelectual e de medos do momento.
3. Adote jejum de 36h ou um dia de frutas uma vez semana: seu corpo vai ficar mais limpo, purificado e alerta, o que aumentará a lucidez, a vitalidade e a disposição.
4. Coma mais frutas, legumes e hortaliças, diminuindo drasticamente alimentos processados e industrializados.
5. Diminua ou elimine as drogas lícitas e ilícitas. Sim, aquela cerveja ou dose de destilado inocente atrapalham a sua mente e prejudicam a sua lucidez.
6. Treine os hemisférios cerebrais: por exemplo, suba a escada com o outro pé que você não usa para isso; cruze as pernas para o outro lado; segure o copo, garfo ou xícara com a outra mão. Você criará novos hábitos e novas redes neurais.
7. Treina a autossuperação: faça, a cada dia, algo um pouco melhor do que você vinha fazendo. Fazer jejum e evitar conflitos são exemplos incríveis de autossuperação.
8. Deixe o carro de lado e caminhar.
9. Use a empatia para evitar conflitos.
10. Faça gentilezas. Isso vai cria um movimento positivismo e de boas vibes.
11. Foque nas partes boas do dia: se você andar olhando para o chão, irá ver um monte de cocô de cachorro. Se olhar para frente, vai ver pessoas, sorrisos e o horizonte.
12. Antes de adormecer, pode fazer uma leitura, fazer as mentalizações e a meditação novamente.

Para encerrar, os segredos para ter um rotina com mais rendimento são a disciplina e o comprometimento. 

A disciplina é o momento de coragem, e comprometimento é o exercício da força para não desistir nas adversidades.



Siga-nos

DeROSE Method Batel
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.